São Paulo celebra o mês da mulher com feiras de artesanato exclusivas para artesãs

São Paulo celebra o mês da mulher com feiras de artesanato exclusivas para artesãs

Iniciativa desempenha papel essencial na valorização da cultura local, no incentivo ao empreendedorismo e na geração de renda para artesãos e manualistasO mês de março, marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher (08) e do Dia do Artesão (19), traz uma série de feiras de artesanato promovidas pela Prefeitura de São Paulo, através do programa Mãos e Mentes Paulistanas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. No total, 42 feiras serão organizadas em 14 diferentes locais, abrangendo as cinco regiões da cidade, reunindo artesãos e manualistas que apresentarão seus produtos.

Os visitantes terão a chance de explorar uma variedade de produtos únicos, incluindo crochês, bordados, pinturas, cerâmicas, acessórios, vestuário, brinquedos e itens de decoração. Essas feiras não apenas destacam a cultura local, mas também incentivam o empreendedorismo e geram renda para os profissionais envolvidos.

Esses eventos representam uma oportunidade vital para pequenos produtores divulgarem e comercializarem suas criações, ao mesmo tempo em que promovem o contato da comunidade com o artesanato autoral e sustentável. Além disso, essas iniciativas fortalecem a economia criativa da cidade, ajudando a preservar tradições e habilidades manuais que são parte integrante do patrimônio cultural paulista.

A população também poderá encontrar os produtos dos artesãos participantes em pontos de venda fixos localizados no Mercadão das Flores e em diversos shoppings, como Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Mais Shopping, Lar Center, Anália Franco e Frei Caneca.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart: “Esses eventos não apenas reforçam a economia criativa, mas também promovem inclusão social e geração de renda. Eles valorizam o trabalho manual ao conectar a população com produtos únicos e autorais. A Prefeitura continua a incentivar o empreendedorismo artesanal, criando mais oportunidades para aqueles que fazem do artesanato sua fonte de sustento e expressão cultural.”

No contexto das celebrações do Dia Internacional da Mulher, as feiras deste programa terão uma participação exclusiva de artesãs mulheres. O primeiro evento ocorrerá na sexta-feira, dia 07 de março, no Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. Já no sábado (08), as feiras estarão presentes no Sacolão da Freguesia do Ó e no Mercadão das Flores (Vila Leopoldina), além do Mercado Municipal da Penha que sediará atividades no domingo (09).

Durante o domingo seguinte, parques públicos também receberão as celebrações. O Parque Buenos Aires (Higienópolis) abrigará uma feira na região central; o Parque Anhanguera (Perus) receberá atividades na zona norte; enquanto na zona sul a programação ocorrerá no Parque Cordeiro – Martin Luther King (Chácara Monte Alegre); na zona oeste no Parque Jardim das Perdizes (Água Branca); e na zona leste no Parque do Carmo (Itaquera).

Além dessas festividades iniciais, o programa Mãos e Mentes Paulistanas oferecerá diversas outras feiras ao longo do mês. Na região central da cidade, quatro locais icônicos como Praça da Sé, Praça do Patriarca, Praça Antônio Prado e Praça Ramos de Oliveira estarão entre os anfitriões dos eventos. Na zona leste, o Mercado Municipal de São Miguel Paulista se juntará às já mencionadas sedes para abrigar as feiras.

A Zona Norte contará com feiras no Largo do Clipper e Sacolão da Freguesia do Ó, além de uma nova feira em Santana próxima à estação Santana do Metrô. Por sua vez, a zona oeste terá mais datas nos citados Mercadão das Flores e Parque Jardim das Perdizes; enquanto a zona sul verá o Parque Severo Gomes (Granja Julieta) se somar às festividades já programadas.

O programa Mãos e Mentes Paulistanas foi lançado em 2019 com o intuito de apoiar o setor artesanal da capital paulista. A iniciativa visa não só melhorar a atividade econômica dos empreendedores locais mas também fomentar ações voltadas para inclusão produtiva e acesso ao mercado para trabalhadores manuais.

As atividades do programa se dividem em três principais frentes: cadastramento municipal dos empreendedores do setor; promoção de cursos voltados à capacitação empreendedora; além de facilitar o acesso ao mercado por meio da participação em eventos.

As feiras ocorrerão aos sábados das 10h às 19h e aos domingos das 09h às 13h.

Para mais informações sobre as feiras e sobre como participar do programa Mãos e Mentes Paulistanas é possível consultar os endereços dos pontos de venda ou se credenciar diretamente junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Fonte – https://abcdoabc.com.br/

Quer fivar por dentro das feiras e bazares que estão com inscrições abertas? acesse nossa agenda

Prefeitura realiza 42 feiras de artesanato em 14 locais em março

Prefeitura realiza 42 feiras de artesanato em 14 locais em março

Iniciativa desempenha papel essencial na valorização da cultura local, no incentivo ao empreendedorismo e na geração de renda para artesãos e manualistasO mês de março celebra o Dia Internacional da Mulher (08) e o Dia do Artesão (19) e, para comemorar, a Prefeitura de São Pauloterá uma série de feiras de artesanato do programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Serão 42 feiras realizadas em 14 locais diferentes nas cinco regiões da Capital com diferentes artesãos e manualistas apresentando seus produtos nelas.

O público que passar pelas feiras terá a oportunidade de encontrar produtos únicos e diferenciados como crochês, bordados, pinturas, cerâmicas, acessórios, roupas, brinquedos, decoração e muito mais.

As feiras de artesanato desempenham um papel essencial na valorização da cultura local, no incentivo ao empreendedorismo e na geração de renda para artesãos e manualistas. Esses eventos criam um espaço acessível para que pequenos produtores divulguem e comercializem seus trabalhos, ao mesmo tempo em que aproximam a população do artesanato autoral e sustentável. Além disso, fortalecem a economia criativa preservando tradições e saberes manuais.

A população também pode encontrar artigos produzidos por artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas nos pontos de venda fixos, localizados no Mercadão das Flores e nos shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Mais Shopping, Lar Center, Anália Franco e Frei Caneca.

“Além de fortalecer a economia criativa, esses eventos promovem inclusão, geração de renda e a valorização do trabalho manual, conectando a população com produtos únicos e autorais. A Prefeitura de São Paulo segue incentivando o empreendedorismo artesanal, garantindo mais oportunidades para quem faz do artesanato sua fonte de sustento e expressão cultural”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

Dia Internacional da Mulher

Em março o Mãos e Mentes Paulistanas celebrará o Dia Internacional da Mulher, com uma série de feiras com participação exclusiva de artesãs do gênero feminino

O primeiro desses eventos acontece sexta-feira, dia 07 de março, no Largo do Clipper, na Freguesia do Ó.

No sábado, 08, as feiras ocorrem no Sacolão da Freguesia do Ó e no Mercadão das Flores (Vila Leopoldina), além do Mercado Municipal da Penha, que também sedia o evento no domingo, dia 09.

Também no domingo, a celebração ocorre em parques públicos. O Parque Buenos Aires (Higienópolis) sediará a feira na região central. Na zona norte o evento ocorre no Parque Anhanguera (Perus). Na zona sul, no Parque Cordeiro – Martin Luther King (Chácara Monte Alegre). Na zona oeste o evento ocorre no Parque Jardim das Perdizes (Água Branca). E, por fim, o Parque do Carmo (Itaquera) será a sede do evento na zona leste.

Outros eventos

Além dessas atrações, o programa também terá mais feiras durante todo o mês.

Na região central, além do Parque Buenos Aires, quatro cartões postais da cidade receberão o evento: a Praça da Sé, Praça do Patriarca, Praça Antônio Prado e Praça Ramos de Oliveira.

Na zona leste, o Mercado da Municipal de São Miguel Paulista se junta ao Mercado Municipal da Penha e ao Parque do Carmo, como sede das feiras do Mãos e Mentes.

A Zona Norte terá, além das feiras no Largo do Clipper, Sacolão da Freguesia do Ó e Parque Anhanguera, a feira de artesanato do bairro de Santana, ao lado da estação Santana do Metrô.

Na zona oeste terá mais datas nos já citados Mercadão das Flores e Parque Jardim das Perdizes. E, por fim, a zona sul, vê o Parque Severo Gomes, na Granja Julieta, se somar ao Parque Cordeiro – Martin Luther King.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas.

Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.

O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, que são o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.

Serviço

Feiras de artesanato de março de 2025

Feira de Artesanato Parque Buenos Aires

Datas do evento: 09, 16 e 23 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Parque Buenos Aires

Endereço: Av. Angélica, 1500 – Higienópolis

Feira de Artesanato Praça Antônio Prado

Datas do evento: de 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Praça Antônio Prado

Endereço: Praça Antônio Prado – Sé

Feira de Artesanato Praça do Patriarca

Datas do evento: de 10 a 14, 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Praça do Patriarca

Endereço: Praça do Patriarca – Sé

Feira de Artesanato Praça Ramos de Azevedo

Datas do evento: de 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Praça Ramos de Azevedo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo – Sé

Feira de Artesanato Praça da Sé

Datas do evento: de 10 a 14 e 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Praça Ramos de Azevedo

Endereço: Praça da Sé – Sé

Feira de Artesanato Mercado Municipal da Penha

Datas do evento: 08 e 09, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de março de 2025

Horário: 10h às 19h aos sábados e das 09h às 13h aos domingos

Vagas: 10 vagas

Local: Mercado Municipal da Penha

Endereço: Av. Gabriela Mistral, 160 – Penha de França

Feira de Artesanato Parque do Carmo

Datas do evento: 09 e 23 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Parque do Carmo

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera

Feira de Artesanato Mercado Municipal de São Miguel Paulista

Datas do evento: 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Mercado Municipal de São Miguel Paulista

Endereço: Avenida Marechal Tito, 567 – Cidade Nitro Operária

Feira de Artesanato Sacolão Freguesia do Ó

Datas do evento: 08, 15, 22 e 29 de março de 2025

Horário: 10h às 16h

Vagas: 10 vagas

Local: Sacolão Freguesia do Ó

Endereço: Avenida João Paulo I, 2107 – Jardim Maracanã

Feira de Artesanato Largo do Clipper

Datas do evento: 07 e 21 de março de 2025

Horário: 11h às 18h

Vagas: 10 vagas

Local: Largo do Clipper

Endereço: Largo do Clipper – Vila Albertina

Feira de Artesanato Parque Anhanguera

Datas do evento: 09 e 23 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Parque Anhanguera

Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 – Antiga, Estr. de Perus

Feira de Artesanato Bairro de Santana

Datas do evento: 10 a 14, 17 a 21, 24 a 28 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 5 vagas

Local: Bairro de Santana

Endereço: Cruzamento da Avenida Cruzeiro do Sul com a Rua Leite de Morais (ao lado da estação Santana do metrô)

Feira de Artesanato Parque Jardim das Perdizes

Datas do evento: 09, 16 e 23 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Parque Jardim das Perdizes

Endereço: Passagem Quatro, s/n – Água Branca

Feira de Artesanato Mercadão das Flores

Datas do evento: 08 e 22 de março de 2025

Horário: 09h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Mercadão das Flores

Endereço: Rua Hayden, 105 – Vila Leopoldina

Feira de Artesanato Parque Severo Gomes

Data do evento: 02 de março de 2025

Horário: 10h às 16h

Vagas: 08 vagas

Local: Parque Severo Gomes

Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta

Feira de Artesanato Parque Cordeiro – Martin Luther King

Datas do evento: 09, 16 e 23 de março de 2025

Horário: 10h às 17h

Vagas: 10 vagas

Local: Parque Cordeiro – Martin Luther King

Endereço: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre

Fonte – https://capital.sp.gov.br/

Feira Mercado de Verão – Prudente Cultural abre credenciamento em Curitiba

Feira Mercado de Verão – Prudente Cultural abre credenciamento em Curitiba

O Instituto Municipal de Turismo (IMT) anuncia o credenciamento para a Feira Eventual de Arte e Artesanato Mercado de Verão – Prudente Cultural 2025. A oportunidade é para artesãos locais que desejam expor e vender seus produtos em um evento inovador e repleto de potencial.

O credenciamento acontece exclusivamente online, pelo site curitibacriativa.curitiba.pr.gov.br, e estará aberto das 0h de quarta-feira (26/2) até as 23h59 de quinta (27/2). A feira acontecerá no dia 8 de março, das 11h às 18h, na Alameda Prudente de Moraes, entre as ruas Carlos de Carvalho e Travessa Monteiro Lobato, no Centro.

Com seis barracas disponíveis – cinco para artesanato e uma para artesanato culinário – os expositores selecionados terão a chance de apresentar seus produtos em um espaço movimentado e culturalmente rico. Cada barraca terá três vagas e como esta é a primeira edição experimental do evento, não haverá cobrança de taxas.

Critérios e seleção

Para garantir a autenticidade e qualidade dos produtos oferecidos, apenas itens classificados como artísticos e artesanais, confeccionados pelo próprio expositor, serão aceitos. Produtos importados e industrializados estão proibidos, conforme o Decreto Municipal nº 112/2010.

A seleção dos expositores será realizada na sexta-feira (28/2) e os resultados serão divulgados no dia 5 de março, a partir das 16h. A curadoria avaliará originalidade, qualidade e demanda dos produtos apresentados.

Uma vitrine para o talento local

“A realização da Feira Mercado de Verão é um passo importante para valorizar a economia criativa de Curitiba, dando espaço e visibilidade para artesãos talentosos que, muitas vezes, encontram dificuldades para expor suas criações. Para os participantes, é uma chance de networking, aprendizado e crescimento dentro do setor”, avalia a coordenadora das feiras de Arte e Artesanato de Curitiba, Tangrian dos Santos.

Para mais informações, acesse curitibacriativa.curitiba.pr.gov.br.

Fonte – https://www.curitiba.pr.gov.br/

São Gabriel do Oeste oferece curso gratuito de Amigurumi na próxima semana

São Gabriel do Oeste oferece curso gratuito de Amigurumi na próxima semana

A capacitação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Rua Bahia, 2961.

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senar/MS e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTAR-SGO), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Amigurumi. A capacitação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Rua Bahia, 2961.

O curso será realizado em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 17h, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender a técnica artesanal de crochê japonês, que transforma fios em lindos bichinhos e personagens. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp, entrando em contato com Alessandra pelo número (67) 99627-4168 ou com Geovani pelo (67) 99850-1972.

O prefeito Leocir Montanha destacou a importância da qualificação profissional para a geração de renda no município. “Esse curso é mais uma oportunidade para nossa população desenvolver novas habilidades e até mesmo empreender. A Prefeitura está comprometida em apoiar iniciativas que fortaleçam o crescimento econômico local e incentivem nossos cidadãos a buscarem novas fontes de renda”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer capacitações gratuitas, promovendo o desenvolvimento profissional e estimulando o empreendedorismo em São Gabriel do Oeste.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos números de WhatsApp, 67.99627.4168 (Alessandra) ou 67.99850.1972 (Geovani).

Fonte – https://idest.com.br/

Minas Shopping recebe a Feira Expoarte Cor & Flor

Minas Shopping recebe a Feira Expoarte Cor & Flor

A Feira Expoarte Cor & Flor é um evento que celebra o artesanato, a cultura e a gastronomia mineira

Informações do Evento

Quando: 20 de fevereiro de 2025 a 23 de fevereiro de 2025
Horário: 10:00
Onde: Minas Shopping – Avenida Cristiano Machado – União, Belo Horizonte – MG, Brasil
Ingresso: Gratuito

De 20 a 23 de fevereiro, o Minas Shopping será palco da Feira Expoarte Cor & Flor, evento que celebra o artesanato, a cultura e a gastronomia mineira. Instalada no Piso 2 (próximo ao Cineart), a feira vai reunir expositores dos mais distintos produtos artesanais, autorais e criativos. São itens como acessórios, semijoias, arte sacra e barroca… Em consonância com o período, acessórios carnavalescos também poderão ser adquiridos. As peças do Vale do Jequitinhonha são outro destaque. Doces caseiros, bem como outros quitutes, marcam presença. Um detalhe: todos, produtos produzidos por artesãos mineiros. A entrada é gratuita. O público poderá visitar a feira das 10h às 22h.

A iniciativa

Com oito anos de história, a Expoarte tem edições permanentes na Cidade Administrativa. Agora, chega ao Minas Shopping com uma nova roupagem. Assim, entra em cena a Expoarte Cor & Flor | Circuito Minas, em parceria com a também gestora Cris Silveira. Além das peças exclusivas, a feira promove a conexão entre os artesãos e o consumidor, fortalecendo a cultura e o empreendedorismo local. “Criamos um espaço dedicado à valorização do artesanato mineiro e da economia criativa. Desse modo, vamos proporcionar uma experiência única, com produtos que carregam a essência e a tradição de Minas Gerais”, destaca Sandra Minchilo, criadora e gestora da feira.

A programação da Expoarte Cor & Flor no Minas Shopping vai somar seis edições ao longo do ano, sempre com entrada gratuita. Na sequência da de fevereiro, haverá uma em maio (8 a 11). E, até o fim do ano, outras em julho (10 a 13), outubro (9 a 12), novembro (13 a 16) e dezembro (18 a 21).

Fonte- https://culturadoria.com.br/

Alameda Shop&Spot promove workshop de Amigurumi

Alameda Shop&Spot promove workshop de Amigurumi

No próximo dia 22 de fevereiro, das 10h às 12h30, o Alameda Shop&Spot, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, vai promover um workshop de Amigurumi. Esta iniciativa insere-se no âmbito do Art Spot, galeria de arte do centro comercial.

O workshop está limitado a 8 inscrições, tem o valor de 10€ e inclui todo o material necessário para fazer um lindo coelhinho.

Não percas a oportunidade de participar neste workshop mega criativo e inscreve-te já!

Fonte:https://agendaculturalporto.org/

Cadastramento de artesãos em Petrópolis começa nesta terça-feira (18)

Cadastramento de artesãos em Petrópolis começa nesta terça-feira (18)

Iniciativa é para aqueles que ainda não tem a Carteira Nacional do Artesão

Quem ainda não tem a Carteira Nacional do Artesão, a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio das secretarias de estado e municipal de Turismo, vão realizar um cadastramento dos artesãos. O cadastro acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 10h às 16h, na sede da Secretaria de Turismo de Petrópolis, no Centro da cidade. E no dia 20, acontece na Fazenda Vira Mundo, localizada na Estrada do Brejal, no distrito da Posse, das 13h às 17h.

Nos dias da ação, a equipe da Coordenadoria Estadual do Artesanato, vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, estará disponível para realizar o cadastro dos artesãos e, posteriormente, entregar a Carteira Nacional do Artesão. Este documento é fundamental para os profissionais do setor, pois proporciona acesso a uma série de benefícios e políticas públicas que podem impulsionar suas atividades.

Benefícios da Carteira Nacional do Artesão:
– Participação em feiras nacionais e internacionais
– Descontos na compra de matérias-primas
– Acesso a políticas públicas, como microcrédito e capacitação técnica e gerencial
– Isenção do ICMS na comercialização dos produtos em alguns estados
– Aumento da credibilidade no mercado
– Fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato
– Articulação de ações para o desenvolvimento social e econômico dos artesãos
– Promoção e divulgação dos produtos

Como obter a Carteira Nacional do Artesão?
Para se cadastrar, é necessário:
– Ter idade igual ou superior a 16 anos
– Apresentar uma peça pronta de cada matéria-prima ou técnica a ser cadastrada
– Elaborar uma peça artesanal por cada matéria-prima ou técnica a ser cadastrada
– Submeter os produtos e peças realizadas à curadoria da Coordenadoria Estadual do Artesanato, da Setur-RJ

Serviço:
Cadastro para Carteira Nacional do Artesão
Quando: 18 e 19 de fevereiro
Horário: 10h às 16h
Local: Secretaria de Turismo – Avenida Tiradentes, 35 – Centro

Quando:

20 de fevereiro
Horário: 13h às 17h
Local: Fazenda Vira Mundo – Estrada do Brejal, 1500 – Posse
Mais informações pelo telefone (24) 2246-9467

Fonte: https://www.petropolis.rj.gov.br/

Escolegis certifica alunos da primeira leva de cursos presenciais gratuitos de 2025

Escolegis certifica alunos da primeira leva de cursos presenciais gratuitos de 2025

A Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou nesta sexta-feira, 14, as primeiras turmas presenciais de 2025. Os concluintes receberam certificados nas capacitações de Artesanato Amigurumi, Decoração de Bolos de Festas e Salgados para Festas, cursos voltados ao empreendedorismo que têm sido destaque na instituição.

“Estamos sempre aqui para dar suporte e estender a mão a quem precisa. Muitos alunos nossos já são figurinhas carimbadas nas qualificações, que mais uma vez se fazem presentes. Eles são os nossos comunicadores e garotos-propaganda, que acreditam no potencial que a Escolegis tem para oferecer. Este é apenas o início de um grande ano, que vai marcar grandes mudanças, que sempre chega para dar esse grande suporte e aproximar as pessoas dos seus sonhos”, destacou a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União Brasil), na cerimônia simbólica de entrega dos certificados.

Renda extra e inclusão

Histórias de superação e descobertas marcaram as capacitações. A artesã Oneida Josefina Rodriguez, aluna do curso de Amigurumi – técnica de crochê japonês –, encontrou na capacitação nova possibilidade de renda.

“Como nem sempre temos dinheiro para pagar um curso, aproveitei essa oportunidade. O Amigurumi pode atender todos os tipos de público, serve para crianças, adultos, pode ser usado como decoração e até para enfeitar espaços públicos. Além disso, há muitas possibilidades, como criar frutas, personagens e outros itens. Com certeza, vou aproveitar para produzir e ganhar uma renda extra”, relatou a artesã, animada com as novas perspectivas de trabalho.

Celebrando os resultados alcançados, a instrutora Francinês Lima, responsável pelas aulas, destacou que o curso quebrou barreiras de gênero. “Tivemos meninos participando, o que me deixou muito feliz. A dedicação de todos me surpreendeu, porque mesmo aqueles que inicialmente diziam ‘eu não consigo’, no final, conseguiram desenvolver peças com um nível de detalhamento surpreendente”, afirmou Lima.

Na área de confeitaria, Decoração de Bolos de Festas atraiu perfis diversos, como o estudante universitário Lucas Ribeiro, que cursa Letras-Francês.

“Foi uma surpresa, e ainda superou minhas expectativas! Achei que aprenderíamos apenas a decorar bolos, mas a professora nos ensinou tudo desde o zero: fazer a massa, preparar o glacê, organizar cada etapa”, comemorou o estudante, que vende brigadeiros na faculdade e pretende colocar os ensinamentos em prática nas festas da família.

Já a professora Valéria de Souza, destacou o duplo benefício da capacitação. “Aqui temos muitos jovens estudantes, além de senhoras donas de casa, que enxergam na confeitaria uma renda complementar ou, em alguns casos, a única renda da família. Além da renda, muitos também encontram na confeitaria uma forma de terapia para controlar a ansiedade”, ressaltou a instrutora.

Cinco novas turmas concluirão seus cursos no final de fevereiro. “Também já estamos finalizando o planejamento para o mês de março”, adiantou o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho.

Além disso, na modalidade EaD (educação a distância), a instituição traz novidades como a “trilha do conhecimento”, um modelo que permite progressão estruturada na área escolhida.

“Cada trilha é composta por um pacote de três cursos específicos. Por exemplo, se o aluno optar pela área de vendas, ele terá três cursos específicos de vendas e marketing, e assim por diante, facilitando a inserção no mercado de trabalho”, explicou o diretor da Escolegis.

Os interessados em participar das próximas capacitações podem acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) para informações sobre inscrições. Sugestões de novos cursos podem ser enviadas pelo WhatsApp (95) 99174-4132 ou email plataformas@istud.com.br. Além das aulas presenciais, a escola oferece modalidade EaD, ampliando o acesso à qualificação profissional.

Fonte: https://roraimaemfoco.com/

Casa do Artesão abre inscrições para oficinas livres

Casa do Artesão abre inscrições para oficinas livres

As vagas são gratuitas, sendo necessário apenas comparecer ao local.

Ótima oportunidade de aprender um novo ofício! As inscrições para oficinas livres de artesanato na Casa do Artesão (Rua Pará, 88, Centro) começam dia 17/2 e vão até dia 21/2. As vagas são gratuitas, sendo necessário apenas comparecer ao local.

Casa do Artesão é administrada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, e tem a gestão financeira da Manuartes, a Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul.

Serão oferecidas aulas de amigurumi, macramê, mosaico, costura criativa, pedraria, tricotin e encadernamento.

CRONOGRAMA DAS AULAS:

Segunda-feira: Amigurumi (das 9h às 11h)

Terça-feira: Macramê (das 8h às 12h)

Quarta-feira: Mosaico (das 9h às 11h) e costura criativa (das 14h às 16h)

Quinta-feira: Pedraria (das 9h às 11h) e tricotin (das 14h às 16h)

Sexta-feira: Costura criativa (das 9h às 11h) e encadernamento (das 14h às 16h)

Natal recebe nova edição da Feira de Artesanato com diversidade de produtos

Natal recebe nova edição da Feira de Artesanato com diversidade de produtos

A feira acontece no hall de entrada da Ferreira Costa, um dos pontos de maior fluxo da loja, com aproximadamente 2.500 visitantes diários.

Feira de Exposição e Comercialização de Artesanato promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) volta a ser realizada no Home Center Ferreira Costa, abrindo espaço para que artesãos locais exponham e vendam seus produtos. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia solidária e inserir o artesanato potiguar no cotidiano de consumo da população.

Nesta edição, 42 artesãos credenciados pela Semtas terão a oportunidade de comercializar suas peças ao longo do evento, que segue até o dia 17 de fevereiro de 2025. Os expositores apresentarão trabalhos feitos com técnicas variadas, como costura, crochê, pintura, marcenaria e montagem, oferecendo desde itens utilitários para o lar até peças decorativas, roupas, tábuas, bonecas e laços.

A feira acontece no hall de entrada da Ferreira Costa, um dos pontos de maior fluxo da loja, com aproximadamente 2.500 visitantes diários. Para a secretária da Semtas, Nina Souza, a parceria com a rede de home centers é essencial para impulsionar o setor artesanal local.

A Feira de Artesanato no Home Center Ferreira Costa representa uma oportunidade fundamental para os nossos artesãos ampliarem suas vendas e fortalecerem a economia solidária. Essa parceria reafirma nosso compromisso com a valorização do setor, criando espaços que impulsionam o trabalho manual e a cultura local. Agradecemos à Ferreira Costa por mais uma vez abrir as portas para essa iniciativa, permitindo que os artesãos exponham seus produtos, alcancem novos públicos e gerem renda para suas famílias“, destacou a secretária.

Além de incentivar o empreendedorismo, a ação possibilita que um público diversificado tenha contato com o artesanato regional e suas técnicas tradicionais. Durante o período de 10 de fevereiro a 2 de março de 2025, os expositores serão organizados em três turmas rotativas, com 14 artesãos por vez, garantindo uma renovação constante das peças e estilos apresentados ao público.

Horários e programação especial no Carnaval

A Feira de Artesanato seguirá o horário de funcionamento da loja, operando de segunda a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 9h às 19h. Durante o período de Carnaval, haverá ajustes no expediente para permitir que o público aproveite o evento mesmo nos dias de festa.

Com essa ação, a Semtas busca incentivar a geração de renda, inclusão produtiva e valorização da cultura artesanal natalense, criando oportunidades para que artesãos locais ampliem sua visibilidade e comercializem suas peças diretamente para o consumidor.

Fonte : Portaln10

×

Ola!

Como posso ajuda-la?

× Como posso te ajudar?