Emily O’Leary cria suas peças criativas e detalhadas usando a técnica inglesa “rug hooking”
A maioria dos cães passa pelo menos metade do dia dormindo. Alguns chegam a somar mais de 18 horas de sono diárias em uma variedade de posições que rendem cenas adoráveis. Para homenagear esse momento tão fofo na vida dos pets, a artista estadunidense Emily O’Leary cria tapetes a partir de fotografias de cachorros reais que ela não conhece, especialmente vira-latas.
Ao empregar uma antiga técnica de fabricação de tapetes chamada rug hooking, Emily passa vários meses em uma única peça. O processo permite que cada ponto seja aplicado em uma altura diferente, dando à artesã a capacidade de criar relevos tridimensionais.
Emily aprendeu a fazer tapetes após passar um tempo trabalhando com bordado. Quando alguns amigos organizaram uma exposição temática sobre cães, ela teve a ideia de fazer uma obra no formato de um cachorro em tamanho real. “Tenho sorte que os tapetes meio que inspiram sentimentos de afeto nas pessoas que os veem, mas que eles também são um pouco estranhos”, diz a artesã ao site Colossal.
Ela frequentemente retrata animais com feridas ou cicatrizes em detalhes realistas, o que faz com que tenha uma conexão ainda mais íntima com cada trabalho. Uma de suas últimas peças em andamento mostra um pet sem um pedaço de uma das orelhas. “Quero retratá-los como eles são, não versões de bichos de pelúcia”, afirma a artesã.
Fonte: revistacasaejardim