Aparecida do Taboado (MS) – Nesta semana, oito alunas participaram do curso de Amigurumi, novidade no município segundo informou a coordenadora de eventos do SENAR/MS, Selia Souza.
A capacitação, ministrada pela instrutora Andrea Alves Rosa, teve carga horária de 16 horas e foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2025.
“Amigurumi, originado no Japão, é uma técnica artesanal que utiliza crochê ou tricô para criar bonecos, personagens e objetos fofos e detalhados. A palavra é a junção de dois termos japoneses: ami, que significa malha ou tricô, e nuigurumi, que se refere a brinquedo de pelúcia. Cada peça é única, feita à mão com dedicação e habilidade, podendo representar bichinhos, personagens, alimentos e até utensílios domésticos”, explicou a instrutora.
Com o curso, as participantes passaram a dominar a técnica e agora podem explorar a criatividade para produzir peças decorativas, presentes ou até mesmo itens para comercialização.

Durante as aulas, elas confeccionaram uma capivara em crochê, mas aprenderam também a adaptar o conhecimento para criar chaveiros, bonequinhos infantis e uma grande variedade de personagens.
Para a aluna Abenaias Maria da Silva, foi uma oportunidade única que veio em boa hora. Ao Costa Leste News, ela contou que pretende usar o aprendizado para confeccionar o primeiro boneco para a filha, e depois continuar praticando para produzir peças tanto para uso próprio quanto para vender e complementar a renda da família.
Quer participar dos cursos oferecidos semanalmente pelo SENAR/MS em parceria com o Sindicato Rural? Contato: (67) 3565-1288 | (67) 99283-1275



Descubra mais sobre Central do Amigurumi
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.