Artesã faz peças de crochê diferentes em Itanhaém

Além de peças variadas, Cristina faz ainda conjuntos para bebês que são doados às famílias carentes da cidade

Atuar com o que gosta e se dedicar à arte do crochê com peças diferenciadas. Esse é o trabalho desenvolvido pela artesã Cristina Pasqualis, de Itanhaém, que faz para vender diversos bichinhos com a técnica amigurumi. Ela faz também os conjuntos para bebês que são doados às famílias mais carentes do município.
 
Cristina conta que aprendeu a fazer o crochê aos 14 anos com a sua madrasta e, a partir daí, não parou mais de fazer as peças de crochê

“Minha madrasta passou a técnica de como fazer o crochê. Antigamente, fazíamos os enxovais para casamento. Aprendi e fui me aperfeiçoando em fazer novas peças”, explica. 

Entre os diversos objetos, a artesã faz tapetes, sousplat de mesa (centros de mesas), capas de almofada, presépios e vários bichinhos de amigurumi.   

“O crochê e os trabalhos manuais são uma terapia e me ajudam bastante a superar a Síndrome do Pânico”, conta.
Atualmente, os mais procurados por suas clientes são os bichinhos feitos com a técnica japonesa amigurumi. 

“Com a técnica amigurumi podemos usar várias linhas, como lã, linhas finas e grossas para fazer bichinhos, sapatinhos de bebês e outras peças”, frisa.

Cristina lembra ainda que o crochê está voltando a ser usado em roupas usadas por artistas. 

“Algumas peças que estão na moda, feitas em crochê, são uma touquinha (head piece) e um triângulo que se usa na cintura”.

A artesã já tem várias clientes fixas. Elas costumam pedir os bichinhos, como cães, gatos, ratinhos e santinhos, todos feitos com amigurumi. 

Cristina também faz, na época de Natal, os presépios e as guirlandas de amigurumi, que estão entre os mais pedidos. 
“Nos presépios são feitas pequenas peças e dão mais trabalho, por isso são as mais demoradas para concluir”, ressalta.

Com o presépio, Cristina pode levar até 15 dias para completar todas as peças. Lembra ainda que a maior divulgação dos trabalhos tem sido o boca a boca entre as clientes. 

Cristina já teve uma loja virtual e vendeu pelo Shopee. E também tem postado algumas fotos em grupos de artesãs, de amigos e da família. 
Projeto social
A artesã Cristina desenvolve ainda um projeto social. Ela faz um conjunto, composto por casaco, toquinha e sapatinho de bebê, para ser doado às famílias carentes de Itanhaém. 

“Tive bastante dificuldade em fazer a doação às mães que estavam internadas na Maternidade do Hospital Regional, devido à burocracia”, conta.

Mas Cristina não desistiu. Atualmente, ela faz e entrega o conjunto com a roupinha de bebê na Unidade Básica de Saúde, no bairro Suarão, uma vez ao mês, para ser entregue às gestantes carentes do bairro.

Ela tem ainda a colaboração de sua irmã Helene que faz a doação de algumas linhas e lãs para fazer as roupinhas.

Planos
Sobre os planos futuros, Cristina pretende continuar a fazer as peças de crochê e os conjuntinhos de bebê para doação. 

“Enquanto tiver capacidade para fazer os conjuntinhos de bebê e as peças de amigurumi, vou prosseguir com meu trabalho e atender as minhas clientes e as famílias”, completa.

A artesã também aceita encomendas de clientes. E já participou de algumas feiras de artesanato na Cidade para expor suas peças de crochê.   

Fonte: https://www.diariodolitoral.com.br/


Descubra mais sobre Central do Amigurumi

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta