Entendendo a diferença entre Perfil e Página do Facebook
Como criar sua página do Facebook
Adicionando informações a sua página do Facebook
Configuração da página – Conhecendo as ferramentas
Menu
Painel Profissional
Desempenho
Entendendo a diferença entre Perfil e Página do Facebook
Claro! Vamos simplificar:
- Perfil:
- É como se fosse um “cartão de visitas pessoal” no Facebook.
- É criado para pessoas físicas, ou seja, para indivíduos.
- Permite que você compartilhe atualizações de vida, fotos, vídeos e interaja com amigos e familiares.
- Seu perfil é privado por padrão, e você controla quem pode ver suas postagens e informações pessoais.
- Página:
- É mais como uma “página pública” no Facebook.
- É feita para empresas, marcas, figuras públicas, organizações e outros tipos de entidades.
- Permite que você compartilhe informações sobre sua marca ou negócio, poste atualizações e interaja com seguidores.
- As páginas são públicas e visíveis para qualquer pessoa, a menos que você as configure de outra forma.
Então, enquanto o perfil é voltado para interações pessoais e privacidade, a página é mais sobre promover algo publicamente e alcançar um público maior.
Como criar sua página do Facebook
Entre no seu perfil, no ícone da sua foto no rodapé do lado direito, no menu vá em ver mais e escolha páginas, depois vá no botão criar e escolha Página Pública, clique em avançar
Escolha o nome da página (coloque o nome da sua marca), e depois a categoria que ela vai fazer parte
Escolha qual é o propósito dessa pagina se é só criar conteúdo para seus seguidores ou promover seu negócio e serviços
Preencha com uma bio persuasiva falando sobre os seus diferenciais, coloque os dados de contato para seus clientes entrarem em contato com você, e se tiver um ateliê físico, coloque o endereço e o horário de atendimento.
Coloque uma foto de capa atraente e uma foto de perfil que reflita a sua marca, no botão de ação, você vai escolher o que que você quer que seus clientes façam na sua página e como você quer que ele entrem em contato com você.
Assim que você editar as primeiras informações, marque todos os seus amigos para eles curtirem sua página e pronto, sua página está criada e nas próximas aulas vamos aprender como deixar ela cada vez mais profissional e atrativa para seus clientes!
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Adicionando informações a sua página do Facebook
Se você estiver no seu perfil pessoal, entre em Menu – Páginas – e escolha a página que você recém criou.
O facebook vai pedir para você mudar para a página que criou para poder editar, clique em alternar
Clique no ícone Página, uma das primeiras coisas que você vai ver é uma tarja de integridade da Página, quanto mais informações você colocar na página , mais relevante ela fica.
Logo no começo ele pede para você escrever uma publicação de boas vindas ( escreva algo saudando seus novos clientes e explique o que ele vai encontrar na sua página.
Depois ele pede para conectar ao Whatsapp Business, o Whatsapp Business é a versão do Whatsapp usado por empreendedores e lojistas, temos uma aula completa sobre Whatsapp Business aqui, você adicionando seu número do Whatsapp Business facilita que seus clientes conversem com você diretamente de uma postagem ou anuncio de facebook.
Depois tem um botão para convidar seus amigos para curtir a sua página, eu particularmente acho uma função para inglês ver, a não ser que seus amigos sejam consumidores de seu produto ou serviço não vale a pena usar essa função pois depois o algorítimo vai mostrar sua página para pessoas comuns a eles que também podem não ter nada haver com o seu negócio. A grande sacada é você ter um perfil “pessoal” e adicionar pessoas que consumam e gostem de produtos que você venda e os convide para curtir a página
Clique no botão Ver mais para preencher mais informações
- Adicionar número de telefone : Permite que seus clientes liguem para você para pedir mais informações
- Link para o seu site: Você divulga seu site oficial ou uma loja de marktplace e suas redes sociais
- Atualize sua localização: Se você tiver um negócio físico é ótimo para seus clientes encontrarem você, como também pode colocar as regiões que você atende.
- Atualizar horário de funcionamento: Entre a opção Sempre aberto, fechado permanentemente , fechado temporariamente e horário padrão das 9 as 17, ou você pode optar por não mostrar o horário de funcionamento.
- Adicione um botão de ação: Esse botão fica no topo da sua página e facilita o cliente a fazer o que ele foi fazer de uma forma simple e rápida, seja um agendamento, um cadastro, um pedido de refeição, ver seus produtos da sua loja ou comprar ingressos e também tem opção de como seu cliente vai entrar em contato com você: Mandando mensagem pelo messenger, whatsapp., ligar, mandar email ou enviar ele para uma pagina de contato.
- Se você tiver um grupo ou um app também pode selecionar um botão para: Abrir um site para mais informações, assistir um video no youtube, acessar um grupo, abrir um app de jogos, comprar na sua loja, fazer uma reserva ou ver um cardápio
- Escolha uma categoria Coloque a categoria que tenha haver com o seu negócio
- Adicionar sua biografia Esse é seu cartão de visita, você tem que conquistar seu cliente em apenas 150 caracteres
Agora volte para a pagina principal e veja se está tudo preenchido, em Detalhes -> Editar detalhes públicas
Em Destaques, você pode colocar imagens de suas ofertas, ou produtos principais ou qualquer coisa que você acha importante mostrar para seu cliente para fisga-lo
Espero que vocês tenham gostado, na próxima aula vamos aprender a configurar a página!
Configuração da página – Conhecendo as ferramentas

Abra sua página e clique nos 3 pontinhos para acessar as configurações

- Criar: Aqui você pode criar publicações, Story, reel ou live
- Editar: Aqui você pode editar as informações da página que você colocou quando criou ela, como a Foto de perfil e capa, seu avatar, biografia, detalhes, destaquee links
- Status da Página: Onde você fica sabendo se violou alguma regra do Facebook com as suas publicações
- Editar Botão de ação: Aqui você escolhe para onde quer mandar a pessoa quando clicar no botão e como quer que ela entre em contato com você, como ja vimos anteriormente na hora de criar a página
- Itens Arquivados: Aqui você vê todas as suas publicações e stories que você arquivou
- Ver Como: Essa opção você usa para visualizar sua página como os visitantes a veem
- Registro de Atividades Aqui você acompanha tudo o que fez no Facebook
- Página e Marcação: Aqui você escolhe quem pode publicar na sua página, quem pode ver o que outras pessoas publicaram na sua página, se você permite que outras pessoas compartilhe sua publicação nos stories dela, Se as outras pessoas podem ver ou deixar avaliações na sua página, quem pode ver as publicações nas quais marcaram a sua página, e analisar marcações e publicações antes que elas apareçam na sua página.
- Analisar publicações e marcações: Se você selecionou a opção de analisar marcações e publicações na sua página antes de elas serem publicadas, é aqui que elas apareceram para você aceitar ou não que apareça na sua página.
- Central de Privacidade: Aqui você escolhe se quer que o facebook use suas informações para terceiros
- Pesquisar: Procure publicações, fotos ou qualquer coisa que tenha postado na sua página
- Convidar amigos Você pode convidar os seus amigos para curtir sua página, mas pense se eles são seu público alvo antes de convida-los

- Compartilhar Perfil: Você pode compartilhar sua página pelo Feed, Whatsapp, copiar o link, postar em um grupo, mandar pelo messenger, postar no Threads, no ijnstagram e muito mais
- Link da sua página Copia o link da sua página
Menu

Agora vamos conhecer o Menu da página do Facebook, no topo do lado do nome da sua página você pode alternar da sua página para o seu perfil pessoal.
Abaixo encontra os atalhos das suas paginas mais acessadas e depois o menu da sua página.
- Painel Profissional: Vamos ter uma aula só sobre ele, é onde estão as estatísticas da sua página e ferramentas disponíveis para melhorar sua página
- Central de anúncios: É onde você faz o seu anuncio patrocinado para alcançar mais clientes
- Grupos: Onde você acessa os grupos que você gerencia e participa
- Vídeo: É onde você acessa os reels do Facebook postados por outros usuários
- Achados: Recomendações de produtos baseado na sua atividade do Facebook
- Feeds: Postagens de pessoas, páginas e grupos que você participa
- Encontrar pessoas: Sugestões de pessoas para você seguir, inclusive de pessoas que seus seguidores seguem
- Eventos: Lista de eventos que o facebook acha relevante pra você
- Lembranças: Mostra as lembranças de anos anteriores
- Salvos: Mostra todos os posts que você salvou
- Suporte para criadores de conteúdo: Resposta de dúvidas sobre Meta Verified, Gerenciamento de conta, Ferramentas de público e conteúdo, privacidade e monetização
- Páginas: Acesso ao Meta Business Suit, descobrir novas páginas, convites recebidos para curtir pagina de outras pessoas, e páginas que você curtiu
Painel Profissional

O Facebook te dá varios desafios para ajudar a fazer sua página crescer e ser cada vez mais relevante, cada vez que você passa de nivel, mais o facebook entrega seus conteúdos!
Você pode ver as sugestões para melhorar suas postagens e alcance no Próximas etapas ,
Em Desempenho, você você acompanha seus insights/estatísticas como alcance , engajamento, seguidores líquidos, visualizações do video por 3 segundos, visualização do vídeo por 1 minuto, alcance dos reels , estatísticas detalhada de cada conteúdo que você postou, o tipo de midia/formato que tem mais visualização, informações do público que vê seus conteúdos, tudo isso é importante para você saber se sua estratégia de marketing ta funcionando e o que funciona melhor para você estar sempre ajustando e melhorando sua performace

Alcance, mostra em formato gráfico como foram os alcances das suas postagens
Publicações recentes, você pode ver todas estatísticas e resultados da sua publicação mais recente
Selos que você ganhou, são suas conquistas no facebook , cada vez que você acerta na estratégia de marketing você ganha um selo ou muda de nível

Ferramentas, Aqui você encontra as ferramentas que o Facebook oferece para melhorar sua página e divulgar seu negócio
Em Conheça as ferramentas comerciais , você tem acesso a Central de anúncios, Leads e a pagina de suporte para as empresas
Monetização, O Facebook tem algumas opções para você ganhar dinheiro com o seu conteúdo, embora a maior parte dela é só para convidados, as opções são: Estrelas, anúncio no reels, Bônus, Anuncio ao vivo, anúncio in-Stream e assinaturas.
Repasses, é onde você configura suas informações de pagamento
Recomendação da página, O facebook mostra aqui se sua página esta ou não recomendável para as outras pessoas e o que você precisa fazer caso não esteja
Convidar mais pessoas para se conectar, aqui você pode enviar convite para os seus amigos e contatos curtirem sua página
Suporte para criadores de conteúdo, saiba mais informações sobre como ter seu perfil verificado , como gerenciar sua conta (como criar e gerenciar uma página, como usar o modo profissional para aumentar seu público, como melhorar a segurança da sua página para evitar ser hackeado e como mudar o seu nome no facebook.
Em ferramenta de público e conteúdo, você encontra ferramentas para criadores de conteúdo para automatizar suas publicações, aprende a criar e compartilhar reels, descobre como aumentar o público da sua página, aprende o que ]fazer e o que não deve fazer para não ter seu conteúdo bloqueado , aprende a usar as estatísticas da sua página a seu favor e interagir com os seus superfãs!
Desempenho

Quando você aprende a ler o desempenho do Facebook você aprende o que deve ou não fazer para acertar sua estratégica de Marketing.
- Alcance:é o número total de pessoas que visualizam o seu conteúdo
- Impressões: indicam o número de vezes que qualquer conteúdo da Página ou sobre ela apareceu na tela de uma pessoa
- Engajamento: refere-se às interações que os usuários têm com o conteúdo publicado na plataforma, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações. Esse conceito é importante porque indica o nível de interesse e a eficácia do conteúdo em conectar-se com o público. Um alto engajamento sugere que o conteúdo é relevante e ressoa bem com a audiência.
- Seguidores líquidos : o número de novos seguidores menos o número de pessoas que deixaram de seguir. Qualquer novo seguidor que tiver seguido várias Páginas em sua coleção será contado apenas uma vez.
- Visualizações do vídeo por 3 segundos o número de vezes que o vídeo é reproduzido por pelo menos 3 segundos ou por quase toda a duração total, se for menor que 3 segundos. Para cada impressão de um vídeo, contaremos as reproduções do vídeo separadamente e excluiremos qualquer tempo gasto na repetição da reprodução do vídeo.
- Visualizações do vídeo por 1 minuto O número de vezes que um vídeo foi reproduzido por pelo menos um minuto, excluindo o tempo gasto em repetições da reprodução do vídeo.
- Seguidores x Não seguidores No Facebook, “seguidores” são usuários que optaram por receber atualizações de uma página, enquanto “não seguidores” são aqueles que não se inscreveram para acompanhar as publicações dessa página.
- Seguidores ativos: Seguidores ativos no Facebook são usuários que interagem regularmente com o conteúdo de uma página, curtindo, comentando ou compartilhando postagens, demonstrando engajamento e interesse contínuo.
- Idade e gênero Dados de idade e gênero no Facebook referem-se às informações demográficas dos usuários, que ajudam a entender a faixa etária (idade) e o sexo (masculino ou feminino) do público que interage com uma página ou anúncio.
- Principais países e principais cidades Dados de “principais países” e “principais cidades” no Facebook referem-se à localização geográfica dos seguidores de uma página ou evento, indicando de onde provêm principalmente os usuários que interagem com esse conteúdo. Essas informações ajudam a entender melhor o público-alvo.

O que você precisa saber sobre o engajamento do Facebook?
Curtidas (Reações)
- O que é: Ação mais simples, onde as pessoas expressam sentimentos com uma reação, como “curtir”, “amei”, “uau”, etc.
- Importância: Curtidas indicam interesse inicial pelo seu conteúdo, ajudando a aumentar sua visibilidade no feed de outras pessoas (algoritmo). Para um negócio de artesanato, cada curtida fortalece a percepção da marca e mostra que o público está gostando do que vê.
2. Comentários
- O que é: Quando alguém responde à sua postagem, expressando opiniões ou fazendo perguntas.
- Importância: Comentários demonstram que as pessoas estão engajadas ativamente com o conteúdo. Para o artesanato, isso pode ser vital para coletar feedback direto, construir relacionamento com os clientes e promover interações mais profundas. Postagens com muitos comentários tendem a ser distribuídas mais amplamente pelo Facebook.
3. Compartilhamentos
- O que é: Quando alguém compartilha seu post no próprio feed ou em grupos, aumentando sua exposição.
- Importância: Este é um dos engajamentos mais poderosos, pois amplifica seu alcance de maneira orgânica. Quanto mais seu conteúdo for compartilhado, mais pessoas podem descobrir seus produtos. Para o artesanato, isso pode significar que seus produtos estão sendo recomendados, aumentando a chance de novos clientes.
4. Cliques no Link
- O que é: Quando as pessoas clicam em um link no seu post, seja para ver mais sobre um produto ou visitar sua loja online.
- Importância: Cliques são ações diretas que mostram que o público está interessado o suficiente para explorar mais. Para um artesão, é um passo importante para levar potenciais clientes à sua loja virtual ou para conhecerem mais sobre seus produtos e o processo de compra.
5. Visualizações de Vídeo
- O que é: Quando as pessoas assistem a vídeos que você posta.
- Importância: Vídeos são uma ferramenta poderosa de engajamento no Facebook. Para o artesanato, vídeos que mostram o processo de criação ou apresentam os produtos prontos podem gerar mais atenção e confiança do público. O tempo que as pessoas gastam assistindo ao seu vídeo é um sinal claro de interesse.
6. Reações a Stories
- O que é: As reações rápidas (emojis, respostas) às suas postagens em formato de Stories.
- Importância: Stories no Facebook têm uma natureza temporária, criando urgência. Reações e visualizações nos Stories ajudam a medir o interesse e manter seu público atualizado e engajado com novos lançamentos ou bastidores do seu trabalho artesanal.
7. Mensagens Privadas (via Messenger)
- O que é: Quando as pessoas enviam mensagens diretamente para você, geralmente após interagirem com seu conteúdo.
- Importância: Conversas privadas indicam um alto nível de interesse e engajamento. Para artesãos, essas mensagens podem ser sobre encomendas personalizadas, dúvidas sobre produtos ou até mesmo sugestões, o que pode aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente.
8. Reações a Enquetes
- O que é: Quando as pessoas respondem a enquetes, que são perguntas rápidas em formato interativo.
- Importância: Enquetes podem ajudar a entender o que seu público quer. No artesanato, isso é uma oportunidade de perguntar sobre preferências de cores, novos produtos, ou até mesmo sobre o preço que estariam dispostos a pagar, ajudando a criar produtos mais alinhados ao desejo do cliente.
9. Menções e Marcações
- O que é: Quando os usuários mencionam seu negócio em suas próprias postagens ou marcam você em publicações.
- Importância: Isso é valioso, pois cada menção é uma forma de recomendação orgânica. Para artesãos, é uma excelente maneira de ampliar o alcance, já que os seguidores dos usuários que fazem as menções também terão acesso à sua marca.
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