O evento terá início no dia 19 e a finalização no dia 25 no aniversário de 472 anos da capital paulista
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e dos programas Mãos e Mentes Paulistanas, Observatório da Gastronomia e São Paulo Afroempreendedor, abriu inscrições para a feira comemorativa do aniversário de 472 anos da cidade.
A feira será realizada na semana do aniversário da capital, de 19 a 25 de janeiro, no Viaduto Santa Ifigênia, e contará com 15 vagas no total. Sendo 5 vagas destinadas a artesãos e manualistas credenciados no programa Mãos e Mentes Paulistanas, 5 para afroempreendedores do programa São Paulo Afroempreendedor e 5 para empreendedores gastronômicos do Observatório da Gastronomia .
O evento celebra a fundação da cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1554, e representa uma importante oportunidade de comercialização e visibilidade para os empreendedores selecionados, que poderão expor e vender seus produtos em um local de grande circulação, durante uma das principais celebrações do calendário da cidade.
“Celebrar o aniversário de São Paulo é valorizar o talento, a diversidade e a força do empreendedorismo local. A presença dos nossos programas nessa feira reforça o compromisso da Prefeitura em impulsionar a economia criativa e iniciar o ano promovendo geração de renda e oportunidades para quem movimenta a cidade com inovação e identidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Para se candidatar, é necessário estar credenciado em um dos programas, Mãos e Mentes Paulistanas, São Paulo Afroempreendedor ou Observatório da Gastronomia, de acordo com o segmento de atuação. Os candidatos devem comercializar exclusivamente produtos autorais, confeccionados pelo próprio empreendedor, possuir CNPJ ativo, ter disponibilidade para atuar durante todo o período do evento e atender aos critérios específicos de formação, como certificado de participação nas turmas de 01 a 15 ou conclusão dos cursos “Modelagem de Negócios” e “Coleção Organizada: do Planejamento à Produção” (antigo Planejamento de Coleção).
Para os empreendedores de gastronomia, é necessário também o CMVS – Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária ativo, e o certificado de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos de todos os envolvidos no preparo. O Portal Cate oferece o curso gratuitamente, acesse clicando aqui.
Sobre o Programa São Paulo Afroempreendedor
O Programa São Paulo Afroempreendedor é uma iniciativa da Prefeitura voltada ao fortalecimento de negócios liderados por empreendedores negros. A ação oferece capacitação, suporte técnico e acesso a mercados, com o objetivo de promover a inclusão produtiva e a autonomia financeira desse público.
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo mantém o Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da capital. Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a atividade econômica e social dos empreendedores artesanais da cidade, por meio de ações que estimulam a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda.
O programa atua em três eixos principais: o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a oferta de cursos de capacitação empreendedora; e a ampliação do acesso ao mercado, com participação em feiras e eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.
Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
Serviço
Feira de Artesanato e Manualidades no Varal Cultural
Inscrições até 11 de janeiro Mãos e Mentes pelo link
Inscrições até 14 de janeiro São Paulo Afroempreendedor pelo link
Inscrições até 14 de janeiro Observatório da Gastronomia pelo link
Data: 01 de fevereiro de 2026
Horário: 10h às 22h
Local: Viaduto Santa Ifigênia
Endereço: Viaduto Santa Ifigênia, nº 62–200 – Santa Ifigênia
Descubra mais sobre Central do Amigurumi
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
