SPS realiza ações de fortalecimento do artesanato e disponibiliza aconselhamento jurídico gratuito

Artesãos da região do Cariri se reuniram nesta terça-feira (16), no auditório do Vapt Vupt, em Juazeiro do Norte, para discutir o fortalecimento do artesanato local e contaram com aconselhamento jurídico gratuito, que passa a ser fornecido pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O encontro faz parte de uma série de ações da SPS voltadas para o apoio e desenvolvimento dos artesãos cearenses, especialmente na região do Cariri, conhecida por sua rica tradição cultural e artística. Durante a reunião, foram discutidos temas como direitos autorais, contratos, registros de marcas e outros aspectos legais que impactam diretamente as atividades dos artesãos.

Nosso compromisso é oferecer suporte e ferramentas para que os artesãos possam crescer e se desenvolver de forma sustentável. O aconselhamento jurídico gratuito é uma iniciativa fundamental para garantir que eles tenham o conhecimento e a segurança necessários para lidar com questões legais e administrativas que possam surgir em seus negócios”, afirmou, durante o encontro, a secretária da SPS, Onélia Santana.

Os artesãos puderam expor suas principais necessidades e seus desafios, e tiveram acesso a orientações importantes que podem facilitar o desenvolvimento de seus negócios. Além disso, foi um momento de troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio entre os profissionais do setor.

Representando a Associação dos Artesãos de Campos Sales, mais conhecida como “Associação Xiquechique”, a vice-presidente Isabel Maria de Souza, ressaltou a relevância do apoio dado pela Secretaria. “Para nós é sempre muito importante toda ajuda que vem do Governo porque facilita muita coisa. A gente sabe agora que, se surgir algum problema na Associação, a gente vai poder contar com eles (os advogados), pois foi dada a garantia de que haverá uma pessoa ali para nos ajudar”, enfatiza.

Além do aconselhamento jurídico, a SPS planeja futuras ações voltadas para capacitação técnica e acesso a mercados, buscando sempre o fortalecimento do artesanato cearense e a melhoria da qualidade de vida dos artesãos da região. Entre elas, está a instituição do programa Jovem Artesão, que ofertará cursos de aprimoramento de técnicas para pessoas que estão iniciando na área.

Fonte: Ceara.gov